07 abril 2011

Pratos na parede



Esse post é para minha amiga Glória, que me disse que tinha dúvidas de como pendurar pratos na parede e me pediu umas dicas. Não sou uma expert no assunto, mas fui dar uma pesquisada... Primeiro, acho que regras não estão com nada...com nosso bom senso normalmente as coisas dão certo. Mas aí vão umas dicas, que talvez ajudem, e umas fotos, que sempre nos inspiram:
  • Você pode fazer uma composição mais juntinha e simétrica, com espaços de 5cm a 10cm entre um prato e outro, ou eles mais espaçados e sem muita simetria mesmo.
  • A composição pode ser circular, quadrada ou retangular...ou espalhada.
  • Pode ser uma composição baseada nas cores...branco e azul...vermelho...preto e branco. Ou um mix de estampas. Tem gente que compra pratos em viagens, restaurantes...
  • É bom seguir a dica de fazer a composição primeiro no chão, antes de sair furando a parede.
  • Normalmente o prato principal deve ficar no centro e deve estar a 1,60m e 1,70m de altura do chão (na altura dos olhos...relativo isso, né?)
  • Se os pratos forem mais informais, acho que fica legal na cozinha ou na copa. Se forem pratos mais rebuscados, finos, acho que fica ótimo na sala de jantar. Mas tudo depende do gosto da pessoa e do estilo da decoração.
  • Já vi uma coleção de pratos do lado de uma churrasqueira, na área externa de uma casa, e ficou lindo.
  • Se os pratos não vierem com o ganchinho de pendurar, dá pra comprar em lojas de artesanato e você mesma pode colar atrás do prato (com uma cola boa, pro prato não despencar lá de cima...imagine). Tem também uns suportes específicos para isso.

"Se quiser, escolha uma parede e conte a história de sua vida. No corredor da casa da estilista Andréa Kraemer, pratos pintados por ela, bandejas de diversos tipos e tamanhos e muitas outras coisas." Foto: Raquel Venancio / Editora Globo


"Estampas e formatos inusitados refrescam o espírito retrô do tradicional arranjo de pratos, instalado na parede desta copa. Em vez de usar modelos iguais, a decoradora Neza César preferiu um mix de estilos e cores, o que trouxe humor ao visual romântico, bem no estilo casa de avó. A disposição das peças sobre o fundo amarelo não seguiu regras rigorosas de simetria: a composição foi equilibrada com base no modelo de personalidade mais forte, o objeto de cerâmica (no centro) que lembra a personagem Minie, de Walt Disney, obra do artista plástico Fernando Ribeiro."


Chapas de PVC, cortadas no formato de círculo, ganharam adesivos vinílicos estampados (Visual Print) para enfeitar o muro branco de uma área externa.



Nas paredes da sala de jantar e estar da florista Helena Lunardelli, peças de valor sentimental, herdadas de família.
Foto: Cacá Bratke / Editora Globo (Repare na composição circular dos pratos. Super simples de fazer)

Mix de fotos feito pela blog Lá em Casa, que tem mais dicas.
Fontes: Casa e Jardim e Casa.com.br

Beijos,
Candice

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. oi linda adorei a postagem,estou seguindo seu blog siga o meu é http://tudinhoaver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Candy, adorei!!!!

    Me ajudou a ter novas ideias!

    Super Obrigada!!! Bjs

    Gloria

    ResponderExcluir