22 fevereiro 2011

Vale a pena ver de novo - Especial CORES


Cores – os 7 clichés pra esquecer rapidinho

“A gente adora as cores na decoração! Mas nós ficamos presos a certos preconceitos: o vermelho que irrita, o branco que aumenta, etc. Consultora de decoração, Valérie Laporte-Volatier olha as cores com um outro olhar...”


Foto: F. Perrot

Na Côté Maison de junho (2009) encontrei esse especial sobre as cores e os seus clichés. Achei muito interessante a gente conhecer a visão das francesas nesse ponto, que é uma forma fácil, rápida e barata de mudar a cara do nosso lar doce lar. Na semana passada mesmo, eu tive que pintar o teto do meu banheiro...mãos à obra, meninas!
Inspirem-se nas dicas abaixo.

Beijos
Candice

Texto original: Mathilde Dugueyt
CôtéMaison.fr – Junho 2009
Tradução e adaptação: Candice Tesch


“Cliché n° 1: O vermelho irrita
Excitante, dinâmico: o vermelho é visto como uma cor agressiva. No quarto de dormir, dizem que ele é muito estimulante para esse ambiente de calma e repouso. Mas o vermelho está longe de se limitar a este aspecto. De fato, do vermelho cereja ao vinho, o vermelho varia seus efeitos com as mil e uma tonalidades. Ao mesmo tempo quente e aconchegante, protetora e que transmite segurança, é uma cor profunda, de caráter. Por exemplo, ela é bastante apreciada num quarto de casal. Não dizemos que o vermelho é também a cor da paixão?

Cliché n° 2: O rosa é só para as meninas
Símbolo da feminilidade, do romantismo e da doçura, nós associamos o rosa às garotinhas. É mesmo a cor escolhida instintivamente pelas mães para decorar os quartos, queiram as meninas ou não. Longe dessa imagem “menininha”, o rosa tem hoje um belo lugar na moda masculina: camisas pólos, malhas, (gravatas). Tavez uma moda de vanguarda para os homens, mesmo dentro de casa? Sobretudo, não existe só um, mas vários rosas. Alguns, como o rosa bebê, são mais destinados as meninas que outros, como o rosa fúcsia ou o rosa framboesa, que convém também aos rapazes. Cor contemporânea, o rosa combina facilmente com certas tonalidades que lhe dão outra cara, como o cinza, o aço escovado ou o preto, por exemplo.

Cliché n°3: O branco aumenta e ilumina um ambiente
Frequentemente, nós pensamos no branco para dar luminosidade e sensação de espaço num cômodo da casa. Falso! O branco apaga os relevos mais que aumenta. Resultado, a gente pode acabar acentuando uma sensação de vazio e de um lugar sem vida. Em um ambiente branco do piso ao teto, não se passa nenhum impressão e a impessoalidade, quase clínica, ressai. Para iluminar o ambiente prefira as cores vivas. E com o branco não se basta sozinho, você também pode valorizá-lo, realçá-lo com as cores. Ele se destacará ainda mais.

Cliché n° 4: O azul é uma cor calmante e fria
A gente tem muitos preconceitos sobre o azul. Um dia cor preferida, o azul guardou uma imagem azul céu, muito reduzida. Assim, o azul parece sem personalidade e limitado. Mas assim como o verde, o azul tem uma grande escala de tons à oferecer. Do azul “Marjorelle de Marrakech” *ao turquesa, passando pelo azul Klein**, todos esses dégradés são cheios de dinamismo! Alguns, mais ousados que outros, trazem uma forte emoção, como o azul canard (azul esverdeado). Longe de ser uma cor “fria”, ela nos oferece muito e toca nossa sensibilidade. Deixamos então a imagem antiga e um pouco entediante do azul céu para chegarmos à uma cartela de azuis profundos. Até porque o azul indigo retomou seu lugar na moda e começa a voltar na decoração. Para nosso grande prazer!

Foto: Dominique Marchand-Morvan
*Em 1937, em Marrakech, o artista francês Majorelle pintou sua casa com esse tom de azul vivo e intenso.

Foto: Arquivo pessoal
** Azul de lapis-lazuli profundo. É chamada de Klein porque essa cor foi registrada pelo artista Yves Klein, sob o nome de “IKB” para International Klein Blue. - Praça da Concórdia, Paris. Fonte iluminada em azul Klein na noite da Nuit Blanche 2006.

Cliché n° 5: O preto é triste
O preto é uma cor que dá medo. Carregado de um simbolismo forte, ligado principalmente à morte, ele é considerado austero. Na decoração, portanto, o preto chama a atenção, atrai o olhar. Ele pode também valorizar um objeto ou um revestimento, como peças em madeira (fórmicas e MDFs). Exprimindo um sentimento forte, o preto é então uma cor que serve pra colocar o ambiente em evidência. Ligado ao luxo, ao que é chique e à elegância, é uma cor atemporal que traz sempre um toque de classe à decoração. Mas ao mesmo tempo é preciso utilizá-lo com precaução. É uma cor muito marcante que devemos usar em pequenos detalhes, senão arriscamos cair numa atmosfera gótica e que absoverá toda a luminosidade do ambiente. Tonalidade ousada e audaciosa, o preto volta na decoração com a famosa pintura com função de quadro negro e com a moda da ardósia, principalmente nos banheiros. Melhor assim!

Cliché n° 6: O laranja já era
Considerado cheap, seventies e um pouco kitsh. De cara, na decoração, o laranja sofre como fora de moda e como muito chamativo. Por isso dá medo nas pessoas! Muitas vezes considerado como um vermelho barato, chegou a hora de mudar de idéia sobre essa cor. O laranja é um clássico que este ano está no topo das tendências. Em um quarto de crianças, por exemplo, ele é espontâneo, cheio de dinamismo e misto, ideal quando meninos e meninas dividem um mesmo quarto. É também uma cor bem-vinda na cozinha. Ligada às frutas, à uma imagem de bombom e de doces prazeres, a cor laranja traz uma bela luz e valoriza em um piscar de olhos um cômodo.

Cliché n° 7: O branco é uma cor fácil
Estejamos de acordo, o branco não é uma cor propriamente dita. É uma cor muito utilizada na pintura, muitas vezes pela facilidade. Se as cores parecem difíceis de lidar, nós preferimos optar pelo branco...Injustamente! De fato, o branco tem uma escala inteira de nuances, com numerosos dégradés. Uma vez diante de amostras de branco neve, gelo, off-white ou branco marfim, nos encontramos de uma hora pra outra numa indecisão sobre qual a melhor tonalidade. Considerado neutro, o branco tem também diferentes efeitos. Alguns brancos são quentes e aconchegantes, ao mesmo tempo que outros são frios e discretos. A menos que tenha um olhar de profissional, o branco pode se tornar um verdadeiro quebra-cabeça, mais difícil de gerir do que parece. Mesmo com esta falsa imagem de fácil, o branco é uma cor para se apreciar. Para achar o tom certo, defina qual atmosfera você pretende passar. Branco puro ou confortável, você que decide!”

Texto original: Mathilde Dugueyt
CôtéMaison.fr – Junho 2009
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Nenhum comentário:

Postar um comentário